domingo, 13 de novembro de 2011

Atitudes do pedestre cidadão.

A promoção da saúde e da qualidade de vida depende tanto de programas e práticas educativas quanto da participação de cada cidadão. Tratando-se de prevenção de atropelamentos e de colisões de ciclistas, as atitudes que cada pedestre adota em relação ao trânsito, no seu cotidiano, interferem na redução do número de acidentes. Por isto, é tão importante adotarmos e difundirmos o comportamento de um verdadeiro pedestre cidadão.

Um pedestre cidadão é quem:
Conhece e respeita a sinalização de trânsito.
Reconhece o melhor local para atravessar a via, utilizando-se de faixas de segurança, semáforos e áreas próprias à travessia.
Evita atravessar em esquinas, cruzamentos e rotatórias – locais perigosos devido ao tráfego em mais de um sentido.
Antes de atravessar, confirma que está sendo visto pelos motoristas/condutores, comunicando-se através do olhar e de gestos.
Olha sempre para os dois lados da via, antes e durante sua travessia, mesmo quando em pistas de sentido único – inesperadamente pode surgir um veículo em sentido diferenciado.
Observa o melhor momento de atravessar, atentando também ao direito de passagem de condutores/veículos.
Participa da mobilização comunitária em torno dos problemas e da segurança do trânsito. 
Além de assumir diariamente a postura do pedestre cidadão, difundindo um comportamento seguro e positivo no trânsito, cabe especialmente aos adultos e educadores a adoção de algumas atitudes e medidas de prevenção aos atropelamentos e às colisões de ciclistas na infância.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog Ênio, mais importante que estarmos bem preparados para atendermos a emergência é prepararmos as pessoas a evitar as emergências para que não haja a necessidade em atendê-las, isso nada mais é que a tão importantíssima prevenção.
    Fique com Deus.

    Luciano Sampaio de Souza
    Técnico em Seg. do Trabalho
    Socorrista e Bombeiro

    ResponderExcluir