segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mitos e fatos - sobre segurança de crianças em automóveis.

MITO: Em um acidente de baixa velocidade, um adulto pode proteger a criança segurando-a no colo.

FATO: Uma criança no colo não esta segura. Por exemplo, uma criança que pesa 10kg, em um acidente a 50km/h, atingira um peso aproximado de 500kg, dependendo do porte do carro.O adulto pode esmagá-la, ou provavelmente não consiguirá segurá-la e a criança será jogada contra outros passageiros, vidro dianteiro ou para fora do carro.

MITO: O cinto de segurança é suficiente para a criança.


FATO: Os cintos dos carros são desenvolvidos com base para uma altura mínima de 1,45m. Portanto, não atendem ás necessidades físicas e de desenvolvimento da criança.

MITO: Só há a necessidade de afivelar a criança na cadeira de segurança e usar cinto se estiver dirigindo em longas distâncias ou em estradas.

FATO: Não é verdade: cerca de 60% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio.

MITO: Nos veículos não previstos pela Resolução 277 do CONTRAN*, táxis e transporte escolar por exemplo, a criança não necessita de cadeirinha.

FATO: Transportar criança em táxis e vans escolares sem o uso de cadeirinha não esta em desacordo com a Lei, mas oferece riscos a criança de qualquer forma. Crianças de até 36kg e 1,45m altura devem sempre utilizar os dispositivos adequados ao seu peso independentemente doveículo que irá transportá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário